O Brasil é um dos países que compõem a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde em 2004. O principal propósito dessa aliança é instituir medidas que aumentem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde, fomentado pelo comprometimento político dos Estados signatários.
A qualidade dos serviços de saúde é um elemento determinante para assegurar a redução e o controle dos riscos a que o paciente está submetido. Nesse sentido, um conjunto de ações complementares entre si, incluídas aqui acoes de controle sanitário e regulamentação, é imprescindível para identificar precocemente a ocorrência de eventos que afetam a segurança do paciente, reduzir o dano e evitar riscos futuros.
O paradigma da qualidade da atenção nos serviços de saúde brasileiros, cada dia mais, surge como uma exigência da sociedade, reforçada tanto pelos compromissos internos, quanto pelos compromissos externos estabelecidos junto à Organização Mundial de Saúde e da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente.
Destaca-se entre esses compromissos o desenvolvimento de esforços que visem a melhoria da comunicação, transparência das informações, empoderamento e participação do paciente e usuários de serviços de saúde. Assim, e que a ANVISA disponibiliza no sitehttp://www.anvisa.gov.br/hotsite/segurancadopaciente/materialdeapoio.html aos pacientes e profissionais de saude um conjunto de orientações organizadas sob a forma de cartaz e folder, produto do projeto intitulado :Pacientes pela Segurança dos Pacientes., alem de outras publicações e informações relevantes ao tema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário